Notícias

Nota sobre vazamento de petróleo em Cubatão

23/03/2016
Autor: saladecrise

São Paulo, março de 2016 – A Aliança Pela Água, rede que reúne mais de 60 entidades entre ONGs, especialistas e movimentos sociais, demonstra sua preocupação com o vazamento de petróleo ocorrido nesta terça-feira, 22 de março, no rio Cubatão, localizado na baixada santista.

Enquanto técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) fazem vistorias de barco em um trecho do Rio Cubatão, com a finalidade de identificar todas as áreas atingidas, a Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp) anunciou que reduziu preventivamente a produção de água no sistema de tratamento de água da região., o que pode causar problemas de abastecimento para cerca de 800 mil moradores de Santos, São Vicente e Cubatão, segundo a própria companhia.

Em uma segunda nota, divulgada na noite desta quarta-feira (23), a SABESP informa que o abastecimento será normalizado na madrugada desta quinta-feira (24), e recomenda a redução do consumo.

“Antes de mais nada, as pessoas que podem ser atingidas por esse desastre precisam saber como reagir em caso de falta d’agua. Por isso o Manual de Sobrevivência para a Crise Hídrica pode ser uma ferramenta importante, no momento”, explica Marussia Whately, coordenadora da Aliança Pela Água.

Faça o download do Manual de Sobrevivência para a Crise Hídrica:

O acidente ocorre justamente no Dia Mundial da Água. “É uma triste coincidência. Crise hídrica não é só quando falta água, mas também quando os mananciais ficam sujeitos a tragédias como essa”, afirma Marussia. “Vivemos há pouco um momento crucial em segurança hídrica, e precisamos usar isso como aprendizado. Precisamos cuidar das fontes de água com transparência e participação: acabar com a poluição e ter água de boa qualidade; recuperar as florestas e prevenir enchentes; gastar e desperdiçar menos água; cobrar de quem gasta muito e garantir água para quem tem pouco”, explica.

#‎ÁguaTodoDia‬‬
#‎DiaMundialDaÁgua‬‬
#‎Água‬‬

Foto: Nelson Almeida/AFP

Notícias

VEJA MAIS

Materiais de Referência

Veja Mais

Manual
de Sobrevivência

LerBaixar